sábado, 31 de julho de 2010

bofeionito

Não sei sobre o que exatamente quero escrever. Mas queria falar alguma coisa sobre a Argentina com seu exacerbadíssimo nacionalismo que vale ressaltar. O que acho que vai me valer mais de uma postagem.
A Argentina (eu tambem fiquei impressionado) é um lugar bastante bonito, com uma arquitetura belíssima, planejamento urbano, e sem contar com toda a beleza natural das montanhas com o todo "sujinho" de neve no topo.
Tudo era muito bonito lá e eu já começei a ficar incomodado com isso, porque pra mim tinha alguma coisa errada. E começei a me lembrar de nossa terrinha e talz, como nós aqui somos diferentes e complexos e realmente parece, vendo de fora, que formamos um mosaico que só se encaixa pelas "invaginações e evaginações" das peças. Entao começei a pensar sobre a linha tênue entre a beleza e a feiura.
O que o bonito tem que o feio nao tem?
Eu acho que o que a beleza tem é muito válida, mas é algo mais subjetivo da mesma forma o feio, algo que traz à tona sentimentos diferentes. Então, isso só me leva a adentrar mais uma vez na complexidade do que esta sendo visto, e acreditem, isso vale a pena fazer.
Todas aquelas montanhas lindas eram pedra e, por exemplo, uma pessoa feia é muito mais complexa do que essa "simples" combinação de minerais com toques de trabalhos erosivos. Entao, nao me deslumbrei tanto com as belezas daquela terra e passei a ver o nosso Brasil que muitas vezes fede e é feio mesmo com outros olhos, ele é muito mais complexo, muito mais rico. Não estou em uma disputa de nacionalismo que isso nao me leva a nada, mas, como sempre blog, tudo é uma pequena e simples metonímia. Espero que possam refletir sobre isso :D

Um comentário:

  1. A beleza sempre está, e sempre estará, nos olhos de quem vê.
    Lugares paradisíacos tem o seu valor assim como o lixão da Muribeca.
    Não acredita?
    É só perguntar as pessoas que vivem daquilo.
    Claro que quem ler isso vai pensar no lado social, no fato das pessoas estarem abaixo da linha da miséria, eu disse MISÉRIA.
    Nesse momento você está mudado o seu olhar, modificando o modo de ver as coisas.
    Onde muita gente só vê miséria e destruição, outras veem crescimento e oportunidade.
    Claro que é bem difícil compreender o que falo, mas é fácil quando nos transportamos para o outro lado, olhando com os olhos de outrem, esquecendo até muitas coisas que você aprendeu em sua vida.
    Muito bom texto, Renanzinho!!!
    Beijos

    ResponderExcluir